PRIMEIRO TOQUE

MAIS QUE UM TIME

UMA FAMÍLIA

ESCOLA DE FUTEBOL

 

Categorias e Títulos

Fase Sensível

São períodos do desenvolvimento da vida dos indivíduos em que existe maior predisposição para fortalecer adaptações funcionais em função dos estímulos exteriores. Nestas fases, deverá ser considerado o desenvolvimento global do indivíduo, mas com foco em determinados aspectos em diferentes momentos.

 Crianças de 4 anos

A criança encontra-se em um estágio elementar em que o seu desenvolvimento neuropsicomotor proporciona a coordenação motora de andar, correr, saltar, cair, arremessar e pegar objetos.

Aspecto Cognitivo:

•Maior participação em atividades que lhes propiciam satisfação   •Brincar e executar fundamentos de uma forma lúdica   Mais flexibilidade   Mais velocidade   Mais coordenação   Realizar atividade pré-desportiva geral

 

Técnica individual: brincando e respeitando a fase sensível da criança:

Domínio de bola   Cabeceio   Condução de bola com os dois pés   Passe com as duas pernas   Chute a gol   Drible

Superar o adversário no 1x1   Aprender as regras básicas

 

Aspecto Psicológicos:

Disciplina   Atenção   Concentração   Agressividade   Vontade   Atitude   Entrega   União   Saber a importância do outro para equipe

Fase Sensível

Início da Fase

Plenitude da Fase

 Crianças de 5 anos

A criança encontra-se em um estágio elementar em que o seu desenvolvimento neuropsicomotor da criança proporciona a coordenação motora de andar, correr, saltar, cair, arremessar e pegar objetos.

Aspecto Cognitivo:

•Maior participação em atividades que propiciam-lhes satisfação   •Mais participação em atividades lúdicas   •Mais flexibilidade   •Mais velocidade   •Mais coordenação   •Realizar atividade pré-desportiva geral

•Iniciação a competição com outras equipes

 

Técnica individual: brincando e respeitando a fase sensível da criança:

Domínio de bola   Cabeceio   Condução de bola com os dois pés   Passe com as duas pernas   Chute a gol   Drible   Superar o adversário no 1x1   Aprender as regras básicas

 

Aspecto Psicológicos:

•Disciplina   •Atenção   •Concentração   •Agressividade   •Vontade   •Atitude   •Entrega   •União

•Saber a importância do outro para equipe

Fase Sensível

Início da Fase

Plenitude da Fase

 Crianças de 6 a 7 anos

A criança encontra-se em um estágio maduro, onde ocorre em conjunto o crescimento ósseo e o muscular, o desenvolvimento geral do organismo, o psíquico e mental, respectivamente.

Aspecto Cognitivo:

Maior capacidade de comparar e ordenar experiências vividas

Maior participação em atividades que propiciam-lhes satisfação   Gosta de imitar e reproduzir ações

Maior compreensão e domínio sobre a lateralidade, melhor noção de tempo e espaço

Regras básicas, sem detalhes que complicariam a aprendizagem e execução (laterais, escanteios, tiro de meta – goleiro com a mão)   Conhecimento das posições (goleiro, fixo, ala direito, ala esquerdo e pivô)

Treinamento de goleiro com um preparador de goleiros   Equilíbrio em geral bem estruturado

Fazer o aluno passar por todas as posições

Noção de ocupação de espaço na quadra (fazer ir um de cada time na bola e não todos ao mesmo tempo)

Identificar quadra de ataque e quadra de defesa

O que fazer quando sua equipe está atacando (objetivo de atacar)

O que fazer quando sua equipe está defendendo (objetivo de defender)   Sistema tático 3x1   Marcação Y

Iniciação à competição jogando campeonatos, realizando uma partida por mês

 

Aspecto Psicológicos:

Disciplina   Atenção   Concentração   Agressividade   Vontade   Atitude   Entrega   União

Saber a importância do outro para equipe

Fase Sensível

Início da Fase

Plenitude da Fase

 Crianças de 8 a 9 anos

A criança encontra-se em um estágio maduro, onde ocorre em conjunto o crescimento ósseo e o muscular, o desenvolvimento geral do organismo, o psíquico e mental, respectivamente.

Aspecto Cognitivo:

Maior facilidade para participar de atividades em grupo, sendo bem expansiva e com maior facilidade de expressão

Em termos motores, está mais apta a executar tarefas em ritmos mais acelerados

Gosta de ser testada em atividades que envolvam força, agilidade, velocidade e destreza

Não gosta de ser muito cobrada podendo apresentar respostas de instabilidade emocional

Regras do jogo conforme a federação de futsal

Conhecimento das posições (goleiro, fixo, ala direito, ala esquerdo e pivô)

Treinamento de goleiro com um preparador de goleiros

Fazer o aluno passar por todas as posições

Noção de ocupação de espaço na quadra (fazer ir um de cada time na bola e não todos ao mesmo tempo)

Identificar quadra de ataque e quadra de defesa

O que fazer quando sua equipe está atacando (objetivo de atacar)

O que fazer quando sua equipe está defendendo (objetivo de defender)

Sistema tático 3x1 e 2x2   Padrão de jogo   Jogadas treinadas de lateral, escanteio, falta e saída de bola

Marcação y e losango   Iniciação a competição jogando campeonatos, realizando uma partida por mês

 

Aspecto Psicológicos:

Disciplina   Atenção   Concentração   Agressividade   Vontade   Atitude   Entrega   União

Saber a importância do outro para equipe

Fase Sensível

Início da Fase

Plenitude da Fase

 Jovens de 10 a 11 anos

O jovem encontra-se em um estágio maduro onde ocorrem em conjunto o crescimento ósseo e o muscular, o desenvolvimento geral do organismo, o psíquico e mental, respectivamente.

Aspecto Cognitivo:

•Apresenta traços individuais bem definidos, estando aberto às informações oriundas de seu ambiente

•Mais interação nos jogos em grupo

•Maior capacidade de concentração e melhor noção de espaço e tempo

•Lateralidade bem definida e domínio das extremidades mais estruturados

•Maior interesse por atividades que envolvam competição

 

Noções táticas defensivas:

•Sistemas defensivos   •Marcação individual   •Marcação por zona y e losango   •Marcação pressão

•Tática Individual   •Manter contato visual com o adversário   •Cobertura

•Desarme (não entrar correndo na bola)   •Identificar o último homem   •Bola parada

•Marcação de escanteio   •Marcação de laterais (atrás da linha da bola)   •Marcação de faltas

 

Noções táticas ofensivas:

•Sistema ofensivo   •Identificar o espaço vazio   •Sistemas táticos 2x2, 3x1   •Padrão de jogo

•Buscar o espaço vazio   •Jogadas de saída de bola (zero, um e três)   •Identificar as linhas de ataque

•Bola parada de lateral (outra, um dois)    •Bola parada de escanteio (cabelo, camiseta e meia)

•Bola parada de faltas

 

Aspecto Psicológicos:

•Disciplina   •Atenção   •Concentração   •Agressividade   •Vontade   •Atitude   •Entrega   •União

•Saber a importância do outro para equipe

Fase Sensível

Início da Fase

Plenitude da Fase

 Jovens de 12 a 13 anos

O jovem encontra-se em um estágio específico, momento do desenvolvimento final dos padrões motores do ser humano, proporcionando completo domínio dos movimentos.

Aspecto Cognitivo:

•Pensamento formal   •Destaca-se do real

•Opera mentalmente sobre coisas que têm possibilidade de acontecer

 

Aspecto Social:

•Marcado por duas fases: interiorização (ser reformador) e exteriorização ( ser realizador)

 

Aspecto Afetivo:

•Fase da elaboração final da personalidade (mas ainda em formação)

•Pode interessar-se em traçar um plano de vida

 

Aspecto Psicológicos:

•Disciplina   •Atenção   •Concentração   •Agressividade   •Vontade   •Atitude   •Entrega   •União

•Saber a importância do outro para equipe

 

Aspecto Motor:

•Marcado por duas fases: uma de reestruturação (por conta da puberdade) e outra de estabilização das capacidades motoras e desempenho atlético

•Iniciar a aprendizagem dos fundamentos básicos de um esporte específico por meio de atividades sistemáticas

 

Aspectos Físicos:

•Velocidade de reação   •Coordenação espacial   •Coordenação espaço-temporal   •Equilíbrio   •Força

•Velocidade   •Agilidade   •Resistência   •Flexibilidade

 

Noções táticas defensivas:

•Sistemas defensivos   •Marcação individual   •Marcação por zona y e losango   •Marcação pressão

•Tática Individual   •Manter contato visual com o adversário   •Cobertura

•Desarme (não entrar correndo na bola)   •Identificar o último homem•Bola parada

•Marcação de escanteio   •Marcação de laterais (atrás da linha da bola)   •Marcação de faltas

 

Noções táticas ofensivas:

•Sistema ofensivo   •Identificar o espaço vazio   •Sistemas táticos 2x2, 3x1, 1x2x1   •Padrão de jogo

•Buscar o espaço vazio   •Jogadas de saída de bola (zero, um e três)   •Identificar as linhas de ataque

•Bola parada de lateral (outra, um dois)

•Bola parada de escanteio (jogadas ensaiadas: ex.: cabelo, camiseta e meia)   •Bola parada de faltas

Fase Sensível

Início da Fase

Plenitude da Fase

 Jovens de 14 a 15 anos

O jovem encontra-se em um estágio específico, momento do desenvolvimento final dos padrões motores do ser humano, proporcionando completo domínio dos movimentos.

Aspecto Cognitivo:

 •Pensamento formal   •Destaca-se do real   •Opera mentalmente sobre coisas que têm possibilidade de acontecer

 

Aspecto Social:

•Marcado por duas fases: interiorização (ser reformador) e exteriorização (ser realizador)

 

Aspecto Afetivo:

•Fase da elaboração final da personalidade (mas ainda em formação)   •Pode se interessar em traçar um plano de vida.

 

Aspecto Motor:

•Marcado por duas fases: uma de reestruturação (por conta da puberdade) e outra de estabilização das capacidades motoras e desempenho atlético

 

Aspectos Psicológicos:

•Disciplina   •Atenção   •Concentração    •Agressividade   •Vontade   •Atitude   •Entrega   •União   •Saber a importância do outro para equipe

 

Regras

•Oficiais

 

Ataque:

•Sistemas ofensivos   •2x1x1, 3x1 e goleiro linha   •3x1 com rodízio de quatro (diagonal)   •Ataque em situação de superioridade numérica    •Expulsão   •Tática individual   •Linha de passe   •Deslocar-se nas costas do adversário   •Finta ou balanço

 

Contra-ataque:

•2x1, 3x2 e 4x3   •Com lançamento do goleiro (contra-ataque direto)   •Bola Parada   •Lateral   •Escanteio   •Faltas   •Saídas de centro

 

Defesa:

•Sistemas defensivos   •Linhas de marcação   •Marcação individual, mista e zona (quadrado e losango)   •Tática Individual   •Manter contato visual com o adversário   •Cobertura   •Desarme (não entrar correndo na bola)   •Identificar o último homem   •Bola Parada   •Marcação de escanteio   •Marcação de laterais (atrás da linha da bola)   •Marcação de faltas

Fase Sensível

Início da Fase

Plenitude da Fase

Contato

marcio@primeirotoque.com.br

(51) 9914-5181

Visitas:

Copyright © 2016 | Primeiro Toque